A palavra Genos tem sua origem no idioma grego antigo: γένος. Seu significado original se conectava às noções de família, ou clã, e às relações de descendência, bem como à algo mais geral, próximo ao conceito de nação. Neste sentido, ao recuperarmos o vocábulo antigo e trazê-lo ao presente, nos conectamos às ideias de povo, comunidade política e sociedade civil – elementos básicos da Política.
Assim nasce o Instituto Genos, com o olhar direcionado à comunidade social e política, com a finalidade de trabalhar para o aprimoramento da vida em sociedade. Sociedade essa cuja a organização depende dos governos como ator estratégico, mas não prescinde das empresas e da sociedade civil na sua constituição e desenvolvimento.
Na prática, o Instituto Genos é uma Organização da Sociedade Civil, constituída como uma associação privada, sem fins lucrativos, cujo propósito é ajudar os governos a projetar e colocar em prática arranjos de governança pública que impulsionam a geração de valor público, com colaboração e participação. Por meio da capacitação, inovação e compartilhamento de boas práticas, contribuímos com os governos na implementação de políticas estratégicas, baseadas em evidências e que buscam responder com eficácia aos desafios da atualidade. Apoiamos também empresas e outras entidades que realizam trabalhos voltados à geração do bem público.
O instituto foi fundado em 9 de julho de 2021 por profissionais da área que atuam há mais de quinze anos com gestão pública na prática.
Motivados pela vontade de fazer a diferença, colocamos à disposição nossa experiência e nossa determinação aos governos que buscam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Por que a gente?
Sem fins lucrativos
Somos uma organização privada com finalidade pública e sem fins lucrativos.
Confiança
Equipe com ampla experiência governamental em trabalhos técnicos e em posições dirigentes e com sólida formação.
Vocação
Ética e compromisso com a coisa pública são a essência das nossas parcerias com os governos.